Gaboteca: site finalmente organiza todas as obras escritas por ou sobre Gabriel García Márquez

Gaboteca: site finalmente organiza todas as obras escritas por ou sobre Gabriel García Márquez

Por ocasião do segundo ano de morte de Gabriel García Márquez no último dia 17/4, foi lançada a Gaboteca, uma espécie de mapa virtual dos livros de ou sobre o escritor. Calma, não vá se empolgando e achando (como eu achei a princípio) que resolveram disponibilizar na rede todos os livros do colombiano... Trata-se mais de um guia de apoio para quem está interessado em se aventurar pela obra completa.

A Gaboteca, hospedada no site da Biblioteca Nacional da Colômbia, é formada por três seções:

- Obras de GGM

Onde estão listados, por ordem cronológica, todos os títulos ou compilados publicados por Gabo. Os livros estão divididos de acordo com o gênero (novelas, contos, obras jornalísticas e até roteiros cinematográficos) e cada um apresenta uma resenha e ficha técnica.

- Sobre GGM

Reunião dos títulos e sinopses - também por ordem cronológica -  de biografias e afins publicadas por outros sobre o escritor. 

- Traducciones

Achei essa seção curiosíssima, pois mostra a capa das obras de Gabo traduzidas pelo mundo separadas por idioma. 

- Vida y viajes

Por fim, uma área super bem bolada mesclando a história de García Márquez com os muitos lugares por onde ele passou (e quais foram as obras que escreveu em cada cidade). 

Apesar de, como disse no início do post, não ser uma biblioteca no sentido de nos proporcionar a leitura dos livros, gostei muito da ideia. Há alguns anos, me estipulei como meta ler todos os livros de García Márquéz publicados o Brasil, entretanto jamais havia conseguido encontrar uma bibliografia em ordem confiável. Agora meus problemas acabaram :)

Acesse a Gaboteca

Livros relacionados

O Outono do Patriarca
A Revoada (o Enterro do Diabo)

Posts relacionados

A gente lê: Crônica de Uma Morte Anunciada
A gente lê: Relato de Um Náufrago
A gente lê: Memória de Minhas Putas Tristes + frases de Gabriel García Márquez no livro

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!