5 frases de Ricardo Lísias que explicam Fisiologia da Idade

5 frases de Ricardo Lísias que explicam Fisiologia da Idade

"Completei quarenta anos na semana passada."

É assim que começa o conto Fisiologia da Idade, do paulista Ricardo Lísias. Daí eu, leitora muito tolinha, me precipitei: "ahhh, deve ser um livro sobre crise da meia-idade". Os parágrafos posteriores até reforçaram minha ideia: o narrador prometeu que recordaria a primeira metade da vida, quando tudo o que fazia era ler e jogar xadrez. "Um conto das memórias infantis", pensei. Mas mais uma lidinha, e percebi que era melhor ficar bem esperta. 

"Só gente muito ingênua acredita em autobiografia. E apenas hipócritas afirmam que estão contando o próprio passado."

Pois é, com esse autor, nada era o que prometia, e, quanto mais eu me sentia enganada, mais mergulhava no texto, que parecia um diário sobre as tentativas de escrever. Eu definiria como um conto sobre escrever um conto.

"Como o Brasil chegou a um número tão grande de romances que não incomodam ninguém?"

Em um determinado momento, o cara decide reler quadrinhos que curtia na infância para ver se resgatava algo. Mas não rola, e isso fica como um pano de fundo para que o narrador possa disparar contra seus colegas de profissão, contra a colunista que criticou as cotas, contra os parisienses, contra os bancos e tudo mais o que está aí. É rabugento, sim, mas eu, particularmente, acho que o mau humor pode ser divertidíssimo.

"Entenda que além de enfrentar dificuldades por causa da linguagem, de ficar horas procurando um estilo mais adequado e de tentar me despir da hipocrisia que cerca a arte, não sou responsável pelo que você enxerga."

Pelo visto, o povo enxergou com bons olhos esse esforço todo, pois a obra é semifinalista na categoria Contos do Oceanos, o mais importante prêmio de literatura da língua portuguesa. Torço não só pelo texto de Lísias, como também torço pela editora que publicou a obra, a e-galáxia (parceira do Shereland!), que é especializada em livros digitais. Acho que essa indicação é a prova de que o formato não interessa, livro bom é livro bom.

Para finalizar, escolhi uma frase simples de Fisiologia da Idade, mas que define todo o amor pela literatura que eu (e possivelmente você) sinto pela literatura:

"Mesmo falido, nunca consegui parar de comprar livros e comer."

Se interessou? Clique aqui para saber como baixar o livro.

Livros relacionados

Fisiologia da Idade

Posts relacionados

7 motivos pra baixar O Capricórnio Se Aproxima, de Flavio Cafiero
Para onde me levou Os Viajantes & Outras Narrações Breves, de Ronald Polito

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!