Para onde me levou Os Viajantes & Outras Narrações Breves, de Ronald Polito

Para onde me levou Os Viajantes & Outras Narrações Breves, de Ronald Polito

Tenho preguiça de ler sinopses, então, quando baixei Os Viajantes & Outras Narrações Breves, sabia apenas que estava embarcando rumo a uma coletânea de histórias curtas de um poeta chamado Ronald Polito. Daí, já no primeiro texto, pá!, fui parar em um túnel de deslocamento galáctico... É isso mesmo, minha gente, trata-se de um poeta, mineiro, historiador fazendo ficção científica!

Os internautas que já me pediram dicas de leitura sabem que não sou fãs do gênero, mas creio que o diferencial de Ronald Polito foi usar ETs, naves espaciais etc. como um artifício para falar sobre algo extremamente humano, que é a incapacidade de comunicação.

E aí, quando já estava totalmente ambientada nesse papo de outro planeta, fui reabduzida e jogada de volta à Terra, num 'conto' cheio de emoção, desejo e dúvidas. Não sei se foi o fuso horário, mas precisei de um tempo para entender que as viagens intergalácticas tinham dado a vez para as 'outras narrações breves' anunciadas no título do livro. Os três capítulos restantes reúnem situações diversas, descritas em pouquíssimos parágrafos, mas com o absurdo como pano de fundo.

Para mim, o destaque dessa nova 'fase' ficou para o terceiro capítulo, que traz uma sequência de paródias do comecinho de Metamorfose, do Kafka. Nelas, Gregor Samsa acorda transformado numa letra, num nada ou mesmo não acorda.

Ficou confuso? Eu também fiquei um pouco (fico pensando se não seriam duas obras completamente diferentes em um livro só), mas acho que valeu a leitura. As histórias curtinhas (tão curtinhas que não dá pra chamar de conto) são perfeitas pra quando você estiver esperando numa fila, num metrô, Godot, enfim...

Os Viajantes & Outras Narrações Breves está disponível no formato de e-book. Acesse o site da editora (e parceira do Shereland) e-galáxia e veja como baixar.

Livros relacionados

Os Viajantes e Outras Narrações Breves

Posts relacionados

7 motivos pra baixar O Capricórnio Se Aproxima, de Flavio Cafiero
5 frases de Ricardo Lísias que explicam Fisiologia da Idade

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!