Os livros mais populares de todos os tempos

Os livros mais populares de todos os tempos

Estou chegando à conclusão que nunca saberemos ao certo quais são os livros mais vendidos da história, as obras mais lidas do universo, nem qualquer coisa do tipo. A cada nova pesquisa que sai, um novo ângulo, logo um novo resultado. Por isso, achei esse infográfico divulgado no site gringo Eletric Literature muito interessante

Ele mostra o título do livro, o ano em que foi escrito e as quantidades de traduções, edições e cópias vendidas. E aí as possibilidades são muitas: se você focar na quantidade de traduções, está pensando no alcance e universalidade da história, no quanto ela se espalhou pelo globo terrestre. Por exemplo, O Sonho da Câmara Vermelho vendeu mais que O Código da Vinci, mas só circulou na China. Dá para dizer que essa obra é mais pop do que a de Dan Brown? Ao mesmo tempo, os números de cópias vendidas podem não ser fiéis, pois não garantem que o leitor de fato leu seu exemplar. Outro enfoque legal é comparar os dados com a data de publicação do livro: em dez anos a trilogia Millenium está chegando ao patamar de vendas de As Aventuras de Sherlock Holmes, que é do fim do século XIX.

Enfim, olhem e divirtam-se. Quanto mais o desenho estiver completo, maior a popularidade da obra. 

Eu apenas traduzi o infográfico, então vão ver que ele não ficou muito visualmente bonito. Ah, e tambêm perceberão que a literatura latino-americana foi praticamente ignorada.

Posts relacionados

Os 10 escritores mais admirados do Brasil
Top 10 livros mais lidos nos últimos 50 anos
Saiba quais são os 10 livros mais traduzidos de todos os tempos
Os 100 livros mais inspiradores de todos os tempos (segundo usuários do Facebook)

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!