Feitiço, poções... Agora você pode ir (virtualmente) para Hogwarts

Feitiço, poções... Agora você pode ir (virtualmente) para Hogwarts

carta-hogwarts-.png

Confesse: você morre de vontade de experimentar uma cerveja amanteigada, certo? Ou então aprender a técnica do Wingardium Leviosa? Agora tudo isso é possível. Pelo menos virtualmente.

Um grupo de fãs de Harry Potter criou o site Hogwarts Is Here  (HIH), que simula a experiência de estudar na escola de magia. Isto é: você preenche sua carta de admissão, abre uma conta em Gringotes (o que significa se cadastrar no site), escolhe uma casa para chamar de sua (Grifinória é a mais popular) e depois faz cursos de Poções, Feitiços, Defesa Contra a Arte das Trevas e etc. 

Não vá pensando que é fácil: você precisa entregar corretamente as lições para conseguir passar de ano e se formar... Me parece que cada ano é composto por sete matérias e, cada uma delas, por nove lições.

Em paralelo, tem um monte de atividade legal relacionada ao universo criado por J.K. Rowling: dá para trocar figurinhas do Sapo de Chocolate, montar sua biblioteca com os livros mencionados na saga e participar de chats com outros "alunos" conectados no site. Ah, também tem uma timeline estilo Facebook para você postar desabafos, indiretas e pratos de comida.

Como são os cursos?

O esquema lembra um pouco o dos sites de cursos online, tipo o Coursera. Mas, como imagino que o HIH ainda é pobrinho, o conteúdo das matérias é ensinado com textões EM INGLÊS escritos pelos voluntários. 

hih.png

Comecei a cursar Defesa da Arte das Trevas (que é o mais popular do primeiro ano, obviamente), e ele é ministrado por uma ex-auror chamada Lillian Mae (imagino que seja uma personagem inventada). 

A primeira lição consistiu em ler uma introdução com regras estilo "não escreva palavrões na sua redação" e, depois, tive que fazer um texto de dois parágrafos dizendo por que a matéria é importante e o que pretendo aprender. Só é possível passar para a próxima lição depois que a tarefa é entregue. No entanto, escrevi qualquer besteira e dei um 'submit'. Automaticamente, fui para a segunda "semana", pois a correção de cada ensaio pode demorar um pouco (também é feita pelos voluntários, coitados).

hih3.png

A outra lição é um texto com os conceitos e movimentos dos feitiços Lumos (criar um ponto de luz na varinha), Spongify (para amaciar objetos) e o Verdimillious (para produzir faíscas na sua varinha). Tinha um vídeo bobinho feito por uma internauta voluntária demonstrando o Spongify. 

Quanto mais entrego lições ou respondo a quizzes, mais ganho pontos para a minha casa (vi que Corvinal é a campeã nesse quesito).

Em geral, achei as coisas um pouquinho confusas, sabe, esse querer ser tudo ao mesmo tempo? Enfim, não tive muita paciência para navegar, mas acho que quem realmente é fã da série (e não um simples leitor como eu sempre fui) vai achar a coisa mais legal do século.

Atenção: cuidado com os links contidos no site. Fui fazer um download da minha carta de admissão e acabei baixando um adware maldito no meu computador. 

Acesse o Hogwarts Is Here e confira você mesmo 

Leia mais sobre o universo Harry Potter:
Livro derivado de Harry Potter vai virar trilogia nos cinemas 

Posts relacionados

Venda de ingressos para Sagas Convention abre neste domingo (8/3)
Dumbledore é gay, e J.K. Rowling não está com paciência com quem constesta o fato
Decore sua casa com adesivos de parede inspirados em Harry Potter
Novo livro de J.K. Rowling (ou Robert Galbraith) já tem nome e data de lançamento
J.K. Rowling mostra mapa das escolas de bruxaria pelo mundo... e tem uma no Brasil!!

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!