A gente lê: O Leitor Apaixonado

A gente lê: O Leitor Apaixonado

Ganhei o O Leitor Apaixonado de Amigo Secreto neste ano e adorei. Tratam-se de 45 textos que Ruy Castro escreveu entre 1975 e 2007 sobre literatura e afins.

leitor-apaixonado-blog.jpgO fato de ser Ruy Castro o autor já torna tudo fenomenal, pois, além de um super escritor e pesquisador, é um leitor mega voraz. Consta que, na época da confecção de O Leitor Apaixonado, ele tinha 8.000 livros em sua estante! 

Estante que, aliás, é a estrela de uma das capas mais interessantes que já vi. Olhem que coisa mais linda! O livrinho vermelho aberto sobre a poltrona é um exemplar de Alice no País das Maravilhas, a primeira obra lida por Ruy Castro, aos quatro anos. 

Minha amiga que passou meses me indicando O Leitor Apaixonado disse que essa seria uma oportunidade de conhecer novos escritores e, isso, o livro cumpriu plenamente. Fui apresentada, por exemplo, a Luís Martins, um brasileiro que registrou a boêmia carioca dos anos 20 e depois enrolou-se com ninguém menos que Tarsila do Amaral. Também tem a curiosíssima história do argentino Rodolfo Walsh, que consagrou-se como escritor policial, mas encucou com os desaparecidos políticos e acabou investigando grandes crimes da ditadura. leitor-apaixonado-citacao.jpgA revolucionária Colette, a observadora Anita Loos, enfim, cada marcação que fiz no meu exemplar (como vocês veem na imagem à direita) é um novo autor que desejo curtir em breve.

Mas claro que, no decorrer dos artigos, também tem muitas e deliciosas fofocas sobre aquelas personalidades polêmicas que a gente adora, como Oswald de Andrade, os Fietzgerard, Oscar Wilde... Para quem gosta, o livro tem histórias de grandes publicações (como a New Yorker) e ainda flerta com arte gráfica.

Enfim, é o tipo de obra que vale mais do que mil aulas teóricas de um curso de comunicação.

Interessou-se? Coloque O Leitor Apaixonado na sua lista de livros para ler em 2015.

Leia mais sobre Ruy Castro no Shereland:
A gente lê: Estrela Solitária 
Ruy Castro e a 'quilometragem masculina' de Garrincha 

Livros relacionados

Estrela Solitária
O Leitor Apaixonado

Siga o Shereland

Comentários

Deixe um comentário

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!