A gente lê: A Morte de Ivan Ilitch e Senhores e Servos

A gente lê: A Morte de Ivan Ilitch e Senhores e Servos

morte-ivan-ilitch.jpgQuando peguei emprestado A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói, eu já havia lido o último parágrafo da obra em uma aula. Como assim? Eu já sabia o final da história? Sim, e neste caso, isso não faz nenhuma diferença, pois o título já é um grande spoiler: trata-se da morte de Ivan Ilitch, oras. 

Mas, ainda assim, é tudo genial. 

Em pouco mais de setenta páginas, Tolstói vai descrever de modo magistral o ato de morrer.

Bom, Ivan Ilitch é um cara chato, com uma vida chata e uma esposa insuportável. Um dia, enquanto decorava sua casa, ele escorrega, bate o abdome e segue a vida, até que começa a sentir uma crescente dor. A partir daí, a obra abordará a aceitação da morte e a insignificância da vida.

Fenomenal!

morte-de-ivan-ilitch-hq.jpgAh, acaba de ser lançada uma HQ de A Morte de Ivan Ilitch adaptada pelo brasileiro Caeto. O texto não é integral, mas li uma crítcia dizendo que o quadrinista conseguiu dar um bom panorama da obra. Ainda não li, mas achei a capa lindíssima.

Li a edição antiga da Biblioteca da Folha  que ainda trazia mais uma novela de Tosltói e que também aborda o processo de morrer: Senhores e Servos.

Tudo começa um dia depois do Natal, com um rico homem cismando em enfrentar uma tempestade de neve para não perder um negócio lucrativo. O servo deste senhor acaba sendo obrigado a lhe fazer companhia numa viagem insensata que se tornará uma luta pela sobrevivência.

Peguei A Morte de Ivan Ilitch emprestado. Será que algum amigo seu tem a obra para te emprestar? Cadastre-se no Shereland para checar.

Livros relacionados

A Morte de Ivan Ilitch

Posts relacionados

A gente lê + Frases de Tolstói em Anna Kariênina

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!