Conheça quatro clássicos alemães para comemorar o tetra do país

Conheça quatro clássicos alemães para comemorar o tetra do país

E agora a Alemanha é tetraaaaaaaa. Já que é assim, decidimos "homenagear" o país escolhendo quatro clássicos da literatura alemã, um para cada título mundial.

Já aviso que não sou nenhum pouco craque nesse assunto, mas vou me esforçar.

os-sofrimentos-do-jovem-werther.jpg

Os Sofrimentos do Jovem Werther, de  Johann Wolfgang von Goethe - Werther se apaixona por Charlotte, uma mulher casada. Mas se esta obra é um marco do romantismo, vocês devem imaginar que quando falamos em paixão, é uma paixão daquelas... que dá febre, alucinações e até vontade de morrer de amor. 
O livro foi tão arrebatador, que acabou provocando uma onda de suicídios na Europa.

circulo-giz-caucasiano.jpg

O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertolt Brecht - Peça escrita no fim da Segunda Guerra Mundial enquanto o autor estava exilado nos Estados Unidos. Aborda de maneira alegórica a disputa da terra, e tem muita gente que vê propaganda marxista nesta obra.

christiane-f.jpg

Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada e Prostituída - Durante muito tempo, desconhecia-se que este livro era a biografia de Christiane Vera Felscherinow, uma moça que viveu a adolescência na decadente Berlim da década de 1970. Perdida, ela passava os dias com amigos usando heroína e fazendo o que podia para conseguir uma viagem a mais. Sem dúvida nenhuma, foi o livro da minha adolescência.

menina-sem-qualidades.jpg

A Menina Sem Qualidades, Juli Zeh - Para quem quer conhecer algo mais contemporâneo, esse título entrou na moda como sendo símbolo da juventude que não crê em nada. Ada é uma menina muito inteligente e desajustada - daquelas que não têm amigos no colégio. Um dia, chega em sua sala Alev, um menino muito mais velho e encantador que, além de inteligente, tem todos na palma da mão. Alev manipula Ada até que ela seduza o professor-gato. Depois, a duplinha do mal chantageará este mestre.

Esse post surgiu graças à ideia do nosso querido Hage :) Valeu!

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

1 Comentário

Gustavo Valim 14 de Julho de 2014 às 22:34

Oi Gabriela!
Adoro esses posts especiais, desses eu só conhecia Christiane F. e todo mundo fala muito bem! Ainda quero ler!
Então É TETRA! Dá-le, Deutschland! \o/
Beijos,

Gustavo Valim
http://jantandolivros.blogspot.com.br/