A gente lê: Viagens de Gulliver

A gente lê: Viagens de Gulliver

E a leitura da vez foi Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, que a Gabriela aqui do site havia sugerido que eu fosse gostar. Ok, não foi só ela. Eu mesmo me interessei pelo livro, a história parecia interessante.

Antes de ler, só gostaria de deixar avisado que esse post tem muito spoiler.

A surpresa. O filme não é de todo distante do filme com o Jack Black.

jack-black-as-viagens-de-gulliver.resized.jpg

Claro também que não é tão parecido. Há apenas algumas semelhanças, como o caso do xixi. Mas claro, o filme é de comédia, e começa a colocar muitas coisas que não tinham na história.

Por sinal, o que me surpreendeu é que não se trata apenas de uma história, mas de diversas. Esse tal de Gulliver não se contentou em se perder pelos mares apenas uma vez, mas foram quatro no total, e em cada uma dessas quatro conheceu uma civilização diferente.

A primeira já é conhecida, em que ele é grande, e todos são pequenos. Na segunda é o contrário. Na terceira, conhece uma civilização de seres super inteligentes logicamente, mas pouco práticos. Por fim, uma em que a civilização é composta por cavalos.

Mas o que é a parte mais interessante de cada um deles? O autor se aprofunda bastante em tentar se colocar no lugar de cada um da história. Como seria se tivesse um ser muito grande? Além do tamanho, vamos nos incomodar com o som do que ele fala, que iria incomodar nossos ouvidos. E o que aconteceria se encontrássemos uma civilização com uma política totalmente diferente? No caso, ele vivia em monarquia, e o autor tratava de ideias em que não fosse um escolhido de Deus para governar (temos que pensar que o livro é de 1726).

Em resumo, a história é bem interessante e psicológica, em que demanda da gente parar e pensar na situação para que possamos entender. Não é aquele livro que vamos ler rapidinho, mas vai demandar um pouco de atenção.

E tem também umas gravuras legais. Deixei um álbum abaixo para vocês
(novamente, cuidado com o spoiler)

Álbum

Livros relacionados

As Viagens de Gulliver

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!