Quantos livros o brasileiro lê por ano

Quantos livros o brasileiro lê por ano

Pense rápido: quantos livros você lê por ano? Se você respondeu mais que dois, então você está acima da média dos seus coleguinhas, vizinhos e familiares. Eehhhhh...

A Retratos da Leitura no Brasil, a mais importante pesquisa sobre hábitos de leitura do brasileiro (não deu para evitar a repetição), constatou em sua última edição que, em terras tupiniquins, estamos lendo 2,43 livros inteiros por ano - 0,42 livros a mais (o que seria 0,42?) do que em 2011, quando a pesquisa havia sido feita pela última vez.

Já quando se considera trechos de livros lidos por ano (sem a necessidade de ter concluído a obra), a média sobe para 4,9. Ou seja, é como se cada ser com mais de 5 anos desse Brasilzão tivesse aberto e lido tipo um parágrafo de 4,9 exemplares no último ano.

O gráfico abaixo tirado da própria pesquisa ilustra melhor:

Tomem cuidado na hora da interpretação, porque os quadrinhos que verificam a relação entre leitura e escolaridade e região estão considerando partes de livros, não livros inteiros.

*A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é realizada pela Fundação Pró-Livro e executada pelo Instituto Ibope Inteligência. Foram 5012 entrevistas domiciliares entre novembro e dezembro de 2015, com brasileiros residentes no Brasil com 5 anos e mais, alfabetizada ou não.

 

Posts relacionados

Qual a porcentagem da população brasileira que tem o hábito da leitura?
Quais são as regiões do Brasil onde tem mais leitores?
Quem lê mais: mulher ou homem?

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!