Qual a porcentagem da população brasileira que tem o hábito da leitura?

Qual a porcentagem da população brasileira que tem o hábito da leitura?

No dia 18/5, foi divulgado o resultado da quarta edição da Retratos da Leitura no Brasil, uma pesquisa* realizada desde 2000 a cada quatro anos sobre - o nome já é meio óbvio-  nossos hábitos de leitura. Como os aspectos analisados são variados, decidi separar a pesquisa em vários e vários posts. Hoje, meu foco é quantitativo.

Nós, leitores, crescemos e já somos maioria (aplausos!) da população brasileira. Em 2015, 56% da população acima dos cinco anos de idade leram pelo menos partes de um livro (serve qualquer formato, mais exclui manuais, catálogos, folhetos, revistas, gibis e jornais) nos últimos três meses. Em 2011, esse número era de 50%. 

Já quando se compara 2007 e 2015, percebe-se que o crescimento foi de apenas de 1% nos últimos nove anos (porque caímos muito de 2007 para 2011). 

*A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é realizada pela Fundação Pró-Livro e executada pelo Instituto Ibope Inteligência. Foram 5012 entrevistas domiciliares entre novembro e dezembro de 2015, com brasileiros residentes no Brasil com 5 anos e mais, alfabetizada ou não.


 

Posts relacionados

Pesquisa mostra porcentagem de leitores no Brasil e os gêneros literários mais populares
Dicas para ler mais
Quais são as regiões do Brasil onde tem mais leitores?
Quantos livros o brasileiro lê por ano
Quem lê mais: mulher ou homem?

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!