20 frases do livro Memórias de uma Gueixa

20 frases do livro Memórias de uma Gueixa

por Juliana*,

memorias-de-uma-gueixa.jpgNa época que li Memórias de Uma Gueixa, o polêmico livro de Arthur Golden, anotei citações que me encantaram muito e achei bem oportuno divulgá-las aqui. :)

Antes de tudo, devo dizer que o livro é bem diferente (e melhor) do que o filme.

O universo das gueixas é magico e tive a oportunidade de ler a obra da entrevistada original para ter uma visão mais crítica. A conclusão que chego é que Memórias de Uma Gueixa é apenas uma versão diferente, contada na visão de um homem norte-americano como se estivesse no corpo de uma mulher oriental. Mesmo assim, conseguimos extrair tantas passagens incríveis, que podemos esquecer as falhas da obra.

1- "Embora deva dizer que só depois de viver longo tempo um estado de contentamento pude finalmente olhar para trás e admitir quanto minha vida fora desolada. Estou certa de que de outro modo jamais poderia ter contado minha história. Acho que ninguém pode falar da dor enquanto a ainda a sofre. "

2- "Não as invejava pela incerteza de suas vidas, mas pela sensação de promessa, que podia lembrar muito bem, de que a noite à minha frente contivesse algum prazer um pouco maldoso."

3- "Um homem que ganhou um prêmio que foi cobiçado por seu amigo enfrenta uma escolha difícil: ou esconde seu prêmio onde o amigo jamais o verá, ou sofre o prejuízo na amizade."

4- "Uma árvore pode parecer bela como sempre, mas quando a gente nota os insetos que as infestam, e as pontas dos ramos estão marrons de doença, até o tronco parece perder algo de sua imponência."

5- " Uma mente perturbada pela dúvida não pode se concentrar no curso da vitória. Dois homens são [i]iguais[/i] - de verdade - só quando ambos têm igual confiança"

6- "Era um homem pequeno. Mas lembre-se que um bastãozinho de dinamite também é"

7- "Em meu caso, mesmo que eu não tivesse nada além de... não sei... um caroço de pêssego mastigdo ou coisa assim, não o desperdiçaria. Quando fosse o tempo de o jogar fora, certamente o jogaria em alguém de quem não gosto!"

8-"Não nos tornamos gueixas para termos uma vida satisfatória, mas porque não tivemos outra escolha."

9-"Achei que todas nós queríamos bondade. Talvez queira dizer que deseja mais do que bondade. E isso você não está em posição de pedir. (Mameha)"

10 - "Se Okaa-san andasse ao longo do Riacho Shirakawa num adorável dia de primavera, quando quase se podia ver a própria beleza gotejando das cerejeiras em flor na água, ela provavelmente não perceberia nada disso a não ser que... não sei... tivesse planos de ganhar dinheiro vendedo as árvores, ou coisa assim."

11 - "- Muitos homens fingem que não perseguem mulheres só pela chance de entrar debaixo de toda essa roupa, mas você me escute bem, Sayuri: há só um tipo de homem! E já que falamos nesse assunto, aqui vai uma coisa para você lembrar: cada homem sentado aqui em algum momento esta tarde pensou em quanto gostaria de ver você nua. "

12- "Uma moça com um perfil deslumbrante nunca dará acidentalmente o recado errado a um homem. Mas os homens vão notar os seus olhos e imaginar que está dando mensagens com eles, mesmo que não esteja."

13- "Quando caminha, uma mulher deve dar a impressão de ondas sobre um banco de areia"

14 - "Eu era uma ilha abandonada no meio do oceano, sem passado e sem futuro." 

15- "É por isso que sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente." 

16- "Levamos nossas vidas como água correndo uma colina abaixo, mais ou menos numa direção, até batermos em algo que nos força a encontrar um novo rumo."

17- "Nos anos que se passaram desde então fui chamada de linda mais vezes do que posso recordar. Embora naturalmente gueixas sempre sejam chamadas de lindas, mesmo as que não o são. Mas quando o Sr. Tanaka o disse para mim, antes de eu ouvir isso como gueixa, quase acreditei que era verdade." 

18- "Claro que [o espelho] tem [cor]. É de um cinza cintilante. Se *você* olhar num espelho, tudo que vê é a si mesma, mas conheço uma linda cor quando vejo."

19- "Pode ver que menina determinada, Presidente. Se houvesse uma só gota no bule, Sayuri a teria extraído."

20- "Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela de papel."

*Juliana é jornalista e colaboradora super voluntária do Shere

Ficou com vontade de ler Memórias de Uma Gueixa? Cadastre-se no Shereland e confira se algum de seus amigos não tem o livro para emprestar  :)

Posts relacionados

13 razões para ler "Os 13 Porquês" de Jay Asher
Motivos para gostar e não gostar de Trono de Vidro, de Sarah J. Maas

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!