Os Enamoramentos

Os Enamoramentos

Ano de publicação

2011

Autor

Javier Marías

Por que ler

#bomenredo #filosofico #misterio

Sugestões

Escrito em 2011 pelo prolífico espanhol Javier Marías, Os Enamoramentos é muito mais do que o título e a capa da edição brasileira fazem supor. A protagonista María é uma trintona solitária que, todas as manhãs, bate ponto em uma cafeteria antes de ir para o trabalho. Enquanto toma café, ela observa um homem e uma mulher desconhecidos a que ela apelidou de Casal Perfeito. A partir de um dia, os enamorados desaparecem daquela rotina tão agradável, até que María descobre que o homem foi assassinado a facadas por um flanelinha perturbado.
Com o passar das páginas, María faz umas descobertas sem querer e vai acabar detentora de um segredo daqueles.
A história já é interessante por si só, mas Javier tem um jeito muito especial de contar e refletir. Achei as divagações a grande riqueza do livro.
Outro ponto muito abordado é a questão da verdade. Provavelmente, alguma vez na vida, você já tenha se deparado com alguma situação intrigante que, por mais que se esforce, acaba concluindo que nunca conhecerá o que rolou de fato. Pois é, o segredo de María é como se fosse a traição de Capitu, sabe? Com certeza vai intrigar você.
Por Gabriela