A gente lê: Praticamente Inofensiva

A gente lê: Praticamente Inofensiva

paticamente-inofensiva.jpg

Cheguei ao fim da "trilogia de cinco volumes" O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Quem acompanha o Shereland sabe que venho lendo os livros da série desde março, intercalando com outras leituras. Mas se eu demorei três meses para concluir a coleção, o autor demorou 13 anos para produzi-la:  a primeira edição, O Guia do Mochileiro das Galáxias, foi lançada em 1979, e a última apenas em 1992.

Enfim, vamos ao  que interessa. Lembram que eu tinha dito que no quarto livro o protagonista Arthur Dent tinha encontrado uma namorada?  Pois é. Douglas Adams mudou de ideia e simplesmente sumiu com a moça neste livro. E aí três personagens da obra de estreia coexistem em histórias paralelas:

- Arthur está perdido por alguma galáxia até que encontra um planeta legal onde vira "fazedor de sanduíches";

- Ford Prefect tenta salvar o Guia do Mochileiro, que foi comprado por uma empresa chamada InfiniDim que "traiu o movimento" e só quer saber de lucrar;

- Trillian não está mais casada com o Zaphod Beeblebrox (como havia sido dito no quarto livro), mas é uma repórter ocupadérrima com uma filha cujo pai é uma grande surpresa :p 

No entanto, no planeta Terra, também existe uma Tricia jornalista frustrada desde que conheceu um alienígena de duas cabeças (Zaphod) numa festa e se recusou a partir numa nave espacial. É aí que a gente chega à grande tese do livro. O universo é cheio  de possibilidades. Quando fazemos uma escolha, a vida se desenrola a partir dali. Mas a escolha que a gente não fez também gera um novo mundo paralelo. 

Ou seja Trillian encontrou Zaphod que a fez uma proposta. O "sim" gerou a Trillian, o "não", a Tricia. E isso explica uma trama que tinha ficado em aberto no quarto volume: uma Terra foi destruída pelos vogons e outra não.

Vou ficando por aqui para não soltar nenhum spoiler. Ahhhh, só unzinho então. Elvis Presley faz participação especial!

 Coleção concluída e, ainda nesta semana, tentarei fazer um balanço.

Livros relacionados

O Guia do Mochileiro das Galáxias
O Restaurante do Fim do Universo
A Vida, o Universo e Tudo Mais
Até Mais, E Obrigado Pelos Peixes
Praticamente Inofensiva

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!