A gente lê: O Irmão Alemão, de Chico Buarque + lista dos romances do autor

A gente lê: O Irmão Alemão, de Chico Buarque + lista dos romances do autor

o-irmao-alemao-.pngFrancisco "Ciccio" de Hollander (ele mesmo?) está mexendo na vasta biblioteca do pai, Sergio de Hollander (ele mesmo?), quando encontra no meio de um dos livros uma carta de uma desconhecida falando sobre um filho bastardo na Alemanha. 

É desta forma meio sorrateira que Ciccio começa a empreender uma busca pelo passado do pai tão inacessível. Enquanto desenterra - muitas vezes por acaso - documentos e cartas escondidos, o protagonista e o leitor juntos tentarão entender o paradeiro do tal Irmão Alemão.

Esse enredo por si só já daria pano para manga, mas existe um plus todo especial para deixar o livro mais irresistível: a obra faz paralelo com a trajetória da real família Buarque de Holanda. 

Quando Chico Buarque tinha 22 anos, o poeta Manuel Bandeira deixou escapar sobre a existência de Sergio Ernst, o filho que o famosérrimo intelectual Sergio Buarque de Holanda - pai de Chico - gerou enquanto viveu como jornalista na Alemanha. O assunto ficou latente praticamente por cinquenta anos, até o Chico começar a procurar um tema para seu quinto romance. A editora do autor, Companhia das Letras, aderiu e parece que até financiou as buscas do autor na Europa.

Enfim, não sou eu quem contará o final dessa história meio real/meio fictícia, mas garanto que o livro todo é alucinante, li em dois dias!

Para atiçar ainda mais a sua curiosidade, deixo esse vídeo do próprio Chico interpretando sua cria :)

Lista dos romances de Chico Buarque

Estorvo (1991) 
Benjamim (1995)
Budapeste (2003) 
Leite Derramado (2009) 
O Irmão Alemão (2014)  

Minha amiga Fernanda me emprestou O Irmão Alemão. Por que você não faz o mesmo?Cadastre-se no Shereland, adicione seus amigos e veja se alguém tem os livros de Chico Buarque na estante

Livros relacionados

O Irmão Alemão

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!