A gente lê + Frases de Marcia Tiburi em Como Conversar Com Um Fascista

A gente lê + Frases de Marcia Tiburi em Como Conversar Com Um Fascista

O novo livro da filósofa-pop Marcia Tiburi, Como Conversar Com Um Fascista, foi o mais bombado do fim do ano (pelo menos na minha timeline). Para vocês terem uma ideia, ele chegou a liderar a lista dos mais vendidos da Amazon Brasil logo na primeira semana de lançamento. 

Mas como uma obra de filosofia conseguiu esse feito nesse Brasilzão de deus? Bom, primeiro porque esse título maravilhoso chama atenção em tempos como esse. Segundo porque quem já viu a autora em programas como Saia Justa ou no Fantástico sabe que ela faz um grande esfoço para trazer a filosofia para leigos. 

Estive em um dos lançamentos em São Paulo, e a super de bem com a vida Marcia explicou para o público que a ideia de escrever "esse livro de autoajuda" (como ela mesma gosta de brincar para ver se estimula as vendas) veio do fato de que todo mundo está tendo que conviver com um ente que é querido, mas é fascista - expressão usada pela filósofa com um conceito distinto daquele ensinado nas aulas de história. "Fascista é aquele alguém com quem não dá para negociar, que torna a conversa impossível", definiu a escritora.

Mas, e aí? Como conversar com um cara desses, então? Marcia dá a resposta logo nas primeiras linhas do livro: pelo diálogo. Mas, ao contrário do que o título induz a acreditar, ela não fará um passo a passo definitivo. O que Marcia vai propor, claro, é refletir, filosofar.

Separei algumas frases pra vocês se empolgarem para ler, mas também para que eu possa consultar sempre que a petulância me falar mais alto.

Frases de Como Conversar Com Um Fascista

"O fascista não consegue relacionar-se com outras dimensões que ultrapassem as verdades absolutas nas quais ele firmou seu modo de ser."

"A função da certeza é negar o outro."

"O motivo pelo qual amamos é inversamente proporcional ao porque odiamos. No primeiro caso construímos, no segundo, destruímos."

"O fazer vazio é consumo."

"O diálogo é o contrário do discurso e só ele pode 'desarmá-lo'."

"A complexidade do ato de escutar está em que, por meio da escuta, entro em outros processos de conhecimento. Torno-me outra pessoa."

"Política é a capacidade humana de criar laços comuns em nome da boa convivência entre todos."

"Os brancos não podem sofrer por 'racismo reverso' porque o racismo é uma ideologia branca inventada para submeter populações negras."

"Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos."

"O amor é esse afeto aberto ao futuro. O ódio é afeto fechado para o futuro."

"Pela lógica do estupro, pensa-se mais no 'erro' da vítima do que no 'erro' do criminoso."

"Há um prazer de falar que não se compara ao prazer de calar."

"O medo é o cerne profundo da conservação e, no extremo, do conservadorismo."

"por trás do ato de definir está a tentativa de dominar o que é estranho e assim, transformando-o em algo familiar, eliminar ou controlar sua estranheza."

"Evitar preconceber e abster-se de não falar sobre o que não se conhece seria o desafio social, ético e político da nossa época"

"O senso comum se constrói e se sustenta no 'dizem que'."

 

Livros relacionados

Como Conversar com um Fascista

Posts relacionados

As melhores frases de Pagu em Paixão Pagu

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!