Eles leem: Dilma Rousseff

Eles leem: Dilma Rousseff

dilma_guimaraes.png

Você já teve curiosidade de saber qual livro está na cabeceira de um poderosão? Pois dessa vez decidimos pesquisar as predileções da presidente Dilma Rousseff.

Em entrevista a O Globo em 2010, ela havia mencionado o russo Fiodor Dostoiévski e o francês Marcel Proust como seus autores favoritos da gringa. No entanto, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, seria a grande obra de sua vida.

"Acho inigualável. Nasci em Minas, tenho visitado muito o estado nessa campanha [presidenciável], então me vêm à cabeça muito dos livros de Guimarães Rosa, da sua linguagem inovadora, da forma como ele entendeu e descreveu a região, o povo", disse a então candidata na ocasião.

Grande Sertão: Veredas trata-se das memórias de Riobaldo, um jagunço já velhinho que está narrando suas aventuras pelo interior mineiro a alguém. A paixão do protagonista por Diadorim, um de seus colegas fora-da-lei, e o talvez pacto com o diabo são pontos altos da história. Claro que fiz aqui um resumo extremamente reducionista, pois Guimarães Rosa é muito mais do que enredo. Sua forma de contar é pura poesia e melhor parar por aqui para não revelar muito (como eu havia dito aqui, é também o meu livro favorito).

A saga de Riobaldo virou filme em 1965 e minissérie da Globo em 1985, mas muitos me disseram que não vale o tempo, pois o grande turning point do livro é logo revelados nas adaptações.

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

1 Comentário

Patricia Fernandes de Souza 14 de Abril de 2014 às 09:08

Acho que descobriu a única coisa que concordo com nossa presidentE !!!